Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Speedy OpenBSD 4.x

Bom como deixei claro no meu perfil, alem de gostar do triathlon eu curto muito ficar fuçando em computador e como alguns sabem eu gosto de assuntos relacionados a software livre, com isso eu não poderia deixar de postar alguns assuntos nerds.

Esse é meu primeiro post com relação a tecnologia e nele explicarei como ficou simples conectar pelo Speedy (ADSL, Autenticação PAP), até a versão 3.x do sistema operacional OpenBSD necessitava de umas 20 linhas para configurar sua conexão, agora na versão 4.x em 4 linhas já é o suficiente para conectar-se a internet.

Primeiro crie o arquivo: /etc/hostname.pppoe0 e logo em seguida adicionaremos os comandos para autenticação e por fim a conexão, uma coisa importante é você entender o que está sendo passado em cada linha desse arquivo e obviamente substituir o 'USUARIO' pelo seu 'usuario@speedy.com.br' e 'SENHA' para sua respectiva senha.

Vamos lá:

$ sudo cat > /etc/hostname.pppoe0 << EOF
>inet 0.0.0.0 255.255.255.255 NONE pppoedev rl0 \
> authproto pap authname 'USUARIO' authkey 'SENHA' up
>dest 0.0.0.1
>!/sbin/route add default 0.0.0.1
>EOF
$


Pronto, agora necessitamos que na hora da inicialização a placa de rede sua seja "levantada", para isso adicionaremos up, no arquivo de configuração correspondente a interface da sua placa de rede. Por exemplo a minha placa possui o chipset da RealTek, logo ela é reconhecida como rl0, por isso que no arquivo acima após a criação da device: pppoedev eu coloco rl0.

$ cat > /etc/hostname.rl0 << EOF
>up
>EOF
$


Por fim basta restrigirmos o acesso ao arquivo e inicializarmos a conexão:

$ chmod go-rwx /etc/hostname.pppoe0
$ sh /etc/netstart


Parabéns, agora você está conectado =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário